Novidades

Simpósio chama atenção para os cuidados com o câncer ósseo

7 de junho de 2019 Notícias

Profissionais e acadêmicos da área da saúde participam neste sábado, 8, do II Simpósio de Oncologia Ortopédica, realizado pelo Hospital HSM. Eles devem discutir sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer ósseo. A coordenação do evento é do oncologista ortopédico do HSM, Haroldo Mendes. O convidado nacional desta edição é o cirurgião oncológico do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Walter Meohas. O evento é realizado com apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT – PA). O II Simpósio de Oncologia Ortopédica ocorre, às 8h30, no Auditório do HSM, localizado na Rua do Chaco, 150.

Segundo o coordenador Haroldo Mendes, apesar de raro, o câncer ósseo representa 2% do total de cânceres diagnosticados e possui alto índice de mortalidade, afetando principalmente crianças, adolescentes e idosos. A prevenção é difícil, garante o médico, o diagnóstico precoce é a melhor maneira de garantir qualidade de vida para o paciente até a cura.

“Com a realização do simpósio, o nosso objetivo maior é levar informação para os participantes acerca da oncologia ortopédica, que vem sendo muito discutida ultimamente, sobretudo porque ele está cada vez mais presente em pessoas mais novas. E isso precisa ser debatido entre nós, que somos da área”, afirma o oncologista ortopédico do HSM, Haroldo Mendes.

De acordo com o médico, o câncer ósseo é um tumor maligno que acomete qualquer parte do osso. Na maioria dos casos, os ossos mais longos como os do braço, coxa, coluna e bacia, por exemplo. Esse acometimento pode ocorrer diretamente no osso, chamado de tumor ósseo primário, ou através de uma metástase, chamado de tumor ósseo secundário.

O diagnóstico precoce aumenta em até três vezes a chance em comparação com um paciente que descobre tardiamente. Haroldo Mendes alerta que é preciso ficar atento aos sintomas como dor intensa, com aparecimento maior à noite ou ao se mexer; inchaço nas articulações, com presença de nódulos; ossos que se quebram facilmente, febre, perda de peso sem razão aparente e cansaço. Descobrir precocemente o câncer ósseo, ainda segundo o oncologista ortopédico Haroldo Mendes, também indica o tratamento adequado, podendo ser a cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação delas.

 

SERVIÇO

II Simpósio de Oncologia Ortopédica

Data: 08/06/2019

Hora: 8h30

Local: Auditório do HSM ( 5º andar – Rua do Chaco, 1503)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.