Novidades

Você sabe quais são as causas do câncer?

Precisamos falar mais sobre câncer. Mesmo com todos os avanços alcançados na prevenção e tratamento da doença, uma pesquisa realizada pelo Ibope (encomendada pelo Instituto Oncoguia) mostra que os brasileiros ainda conhecem pouco sobre suas causas e impactos. Os dados apontam que 81% dos entrevistados já tiveram algum contato com o câncer e que 60% possuem um parente com a doença.

No entanto, ainda permanecem alguns tabus no imaginário das pessoas: 16% dos participantes acreditam, por exemplo, que o diagnóstico de câncer é uma sentença de morte. Outros 15% acreditam que ter câncer significa sentir muita dor. Juliana Nicolau, médica oncologista do Hospital HSM, explica que “os avanços da tecnologia tem possibilitado o diagnóstico cada vez mais precoce e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. No câncer de mama por exemplo, quando diagnosticado em fases iniciais, as chances de cura são superiores a 90%. Da mesma forma, os avanços na tecnologia também têm auxiliado na identificação de subtipos tumorais e possibilitado o tratamento cada vez mais personalizado, o que torna as terapias menos tóxicas e mais eficazes”, destaca.

Outro dado que reforça a necessidade de se popularizar mais informações sobre essa patologia é que, apesar de todos os entrevistados saberem o que é o câncer, a maioria deles – em torno de 70% – desconhece o fato de que a obesidade é um dos fatores de risco da doença. Por outro lado, um terço do total dos pesquisados acredita que o câncer é causado por traumas psicológicos. Porém, especialistas afirmam que não existe nenhuma comprovação científica para isso.

Saiba mais sobre as causas e fatores de risco para câncer clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.