Novidades

Câncer de Mama: a influência dos hábitos de vida no desenvolvimento da doença

24 de outubro de 2018 Notícias

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a segunda neoplasia que mais atinge o público feminino. As estimativas do INCA para este ano são de 59 mil novos casos, no Brasil. Também de acordo com o instituto, é o segundo  tipo de câncer mais frequente no mundo, respondendo por 22% das novas ocorrências, a cada ano, entre as mulheres. Conforme o órgão, as taxas de mortalidade por câncer de mama são elevadas, muito provavelmente porque a doença, ainda, é diagnosticada em estágios avançados. São 14.388 mortes, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

O mastologista Guilherme Novita, do Centro de Oncologia Integrado do Grupo Américas Serviços Médicos, de São Paulo, afirma que a detecção precoce e os tratamentos cada vez mais eficazes são primordiais para a cura da doença. A principal forma de prevenção do câncer de mama ainda é o diagnóstico precoce, através do exame da mamografia. O autoexame, ou exame de toque, não substitui a mamografia e, aparentemente, não diminui a mortalidade. Enquanto a mamografia consegue detectar lesões de até 1 milímetro, o exame de palpação detecta apenas tumores com tamanho médio de 2 cm. A mamografia deve ser realizada, anualmente, por todas as mulheres a partir dos 40 anos.

O peso elevado após a menopausa e o consumo frequente de álcool, por exemplo, também são fatores que aumentam o risco da doença. Por conta disso, o médico mastologista recomenda que as mulheres atentem para o controle do peso e para uma dieta balanceada. “A prática de exercícios físicos, aliada à dieta, com a consequente redução de peso, são primordiais não só para o combate ao câncer, mas também para prevenir doenças cardiológicas, o principal fator de mortes entre adultos no Brasil”, afirma Guilherme.

Para falar mais do assunto, o médico Guilherme Novita estará em Belém no próximo sábado, dia 27, participando do 6º Simpósio de Mastologia, que será realizado pelo Hospital HSM, a partir das 8h, no auditório da travessa do Chaco. A médica oncologista Juliana Nicolau, e a radiologista Lilian Lobato, ambas do Hospital HSM, também participam do evento.

Serviço

Evento: 6º Simpósio de Mastologia

Data: 27 de outubro de 2018 (sábado)

Horário: 8h

Local: auditório do 5º andar do HSM, na travessa do Chaco, 1503 – entre Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma. Entrada gratuita para profissionais e estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.