Novidades

Previna-se contra os acidentes domésticos

6 de setembro de 2018 Notícias

Sua casa é, sem dúvida, o local onde você mais se sente seguro. Voltar para seu lar após um dia intenso de atividades e poder descansar é um alívio. Para que nada atrapalhe seu bem estar, alguns cuidados simples são muito importantes. A prevenção a acidentes domésticos deve receber atenção especial de todos.

Queimaduras, engasgamentos, cortes e quedas são algumas das ocorrências comuns em casa. Os acidentes ocorrem com mais frequência em crianças e idosos. No segundo caso, eles têm risco aumentado pela menor performance fisica, capacidade funcional reduzida e déficit visual.

Mas os acidentes  não se restringem a esses grupos. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao realizar determinadas atividades cotidianas e pensar o local ideal para alguns objetos. Se ainda assim o acidente ocorrer e for grave, busque o pronto-atendimento o mais breve possível.

O médico Filipe Donza, do HSM, alerta que outra causa comum para os acidentes domésticos ocorrem “quando  nos prontificamos a executar atividades de reparos no lar, sobretudo hidráulico, elétrico e marcenaria sem domínio de técnicas profissionais.  Isso aumenta o risco de lesões como arranhões, choque elétrico, cortes, quedas e lesões oculares”. Ele recomenda que para toda atividade doméstica deve-se usar EPI’s, equipamentos de proteção individuais, como máscaras, óculos de proteção e luvas.

 Confira aqui algumas dicas para evitar acidentes:

Queimaduras

Para evitar queimaduras, não deixe crianças próximas do fogão. Tenha cuidado com aparelhos que atingem altas temperaturas, como ferro elétrico ou chapinha. Tenha cuidado também ao usar álcool ou qualquer outro produto inflamável.

Cortes

Evite deixar objetos cortantes ou perfurantes ao alcance de crianças e tenha muito cuidado ao manuseá-los. Atenção também a objetos que contém hélices, como liquidificadores e trituradores.

Engasgamentos

Podem ocorrer durante as refeições, principalmente com crianças e idosos.

Intoxicações

Produtos químicos, de higiene pessoal, de limpeza, além de alimentos fora do prazo de validade e do estado de conservação adequado são algumas das causas de intoxicações. É importante que esses produtos sejam bem identificados e não fiquem junto com produtos de consumo. Sobre os alimentos, devem ser muito bem lavados e guardados em locais apropriados.

Quedas

Para evitar quedas, alguns cuidados são necessários. Para idosos, por exemplo, tapetes e objetos que atrapalhem a locomoção devem ser repensados. A iluminação também é um fator muito importante. Devem-se evitar determinadas atividades que possam expressar algum risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.