Novidades

Conviver com fumantes pode causar cansaço e doenças respiratórias

17 de agosto de 2018 Notícias

Não é novidade para ninguém o mal que o cigarro traz a saúde de fumantes. Além disso, a fumaça exalada no fumo pode acarretar problemas de saúde também em quem não fuma. Os adolescentes, por exemplo, acabam tendo o bem-estar afetado por causa disso. E foi neles o foco de uma pesquisa publicada recentemente na revista “Pediatrics”, dos Estados Unidos, uma das revistas pediátricas de maior circulação no mundo.

Segundo o estudo, estar perto de fumantes pode aumentar o número de idas de adolescentes ao pronto-socorro por quadros de cansaço e doenças respiratórias. Foram avaliados 7,4 mil adolescentes saudáveis, sem diagnóstico de asma, que não fumavam. Desses, 25% moravam com uma pessoa que fumava dentro de casa e 35% estiveram expostos à fumaça de cigarro por mais de uma hora na última semana.

O resultado foi que os adolescentes expostos à fumaça do cigarro apresentaram mais episódios de cansaço e de respiração curta, maior dificuldade na prática de exercícios físicos, mais chiado durante o exercício, tosse seca à noite, maior número de visitas ao pronto-socorro e faltaram muito mais às aulas, quando comparados com os adolescentes não expostos à fumaça.

Esse estudo mostra que o mal causado pelo cigarro, além de atingir quem fuma, atinge também as pessoas de seu convívio social, como familiares e amigos. Para alguns, largar o vício não é uma tarefa tão simples, mas é importante que tenham a sensatez de não fumar em locais públicos ou perto de outras pessoas, respeitando assim a saúde dos demais.

Fonte: G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.