Novidades

Neste mês, combate ao câncer de pulmão e ao linfoma

O mês de agosto é considerado um mês de luta pela conscientização e combate ao câncer de pulmão e ao linfoma. Neste primeiro dia do mês é o Dia Mundial do Câncer de Pulmão (01 de agosto). Durante todo o mês, a equipe oncológica do Hospital HSM trará conteúdos importantes para entendermos esses dois tipos de câncer.

Segundo o INCA, o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, foi responsável por 22.424 mortes em 2011. Altamente letal, a sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e entre 7 e 10% nos países em desenvolvimento. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.

Estimativas de novos casos: 31.270, sendo 18.740 homens e 12.530 mulheres (2018 – INCA).

Número de mortes: 24.490, sendo 14.811 homens e 9.675 mulheres (2013- SIM)

Linfoma

Já o linfoma é um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático, responsável pelo transporte de diversas substâncias por todo nosso corpo, dentre elas os glóbulos brancos (linfócitos). Ele se desenvolve nos linfonodos, nódulos que podem ser encontrados nas axilas, no pescoço e na virilha. Sua causa geralmente é desconhecida, mas pode estar ligada a fatores como a mudança nos genes dos linfócitos ou a infecções virais ou bacterianas que afetam o sistema imunológico humano.

Segundo o INCA, o surgimento do linfoma de Hodgkin é mais comum entre 15 e 40 anos. A incidência de novos casos diminuiu nos últimos 50 anos e a mortalidade foi reduzida em 60% desde o início dos anos 70. Este ano, o número de novos casos é de 2.530, sendo 58% em homens. Você pode conhecer mais sobre este câncer no Blog do Câncer.

Mas lembre, a informação existente aqui pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.