Novidades

Nutricionista dá dicas de alimentação durante tratamento para o câncer

Esta semana os pacientes em tratamento de câncer do Hospital HSM participaram de um quiz sobre mitos e verdades da alimentação. Todos participaram e receberam prêmios. Um momento de descontração e, ao mesmo tempo, aprendizado sobre a doença. A nutricionista oncológica do Hospital, Jéssica Maeve, foi quem conduziu o quiz e tirou as dúvidas dos pacientes e acompanhantes.

Chá verde deve ser evitado durante a quimio?

Verdade. O chá verde é comumente consumido como forma de contribuir para a prevenção do câncer por ser rico em flavonoides, atuando na ação antioxidante, antiinflamatória, antirreumática e anticâncer (protegendo o sistema de reparo do DNA). Contudo, durante o tratamento quimioterápico, o chá verde pode prejudicar a eficácia de algumas drogas. É importante ressaltar que são necessários mais estudos sobre este tema. Na dúvida, consulte seu oncologista sobre a ingestão da bebida.

É recomendado que o paciente tome chá de graviola durante o tratamento?

Mito. Como qualquer medicamento, as plantas não devem ser usadas indiscriminadamente, pois os princípios ativos que são benéficos para uma determinada doença podem ser danosos ou sem efeito para portadores de outras.

Gengibre é recomendado para pacientes em quimioterapia?

Verdade. O gengibre é um aliado do paciente em tratamento quimioterápico. Ele tem ação antiemética (alivia enjoos, náuseas e vômitos) e antiinflamatória. Estudos corroboram com a indicação de que uma colher de chá de gengibre pode diminuir as náuseas associadas ao tratamento de quimioterapia, efeito presente em torno de 70% dos pacientes. É importante frisar que não há necessidade de consumir o gengibre em cápsulas, pois a própria raiz pode ser adicionada ao preparo de chás, sucos e milkshakes, contribuindo na diminuição dos sintomas durante o tratamento.

Ingestão de fibras faz bem?

Verdade. A fibra tem um papel protetor muito importante para a saúde. Um dos principais é a prevenção de muitas doenças, entre elas o câncer. Uma dieta equilibrada em fibras é capaz de proteger o corpo de alguns fatores agressores provenientes de alimentos com agrotóxicos, gordura e sódio. As fibras oferecem um mínimo de equilíbrio para absorver aqueles nutrientes que não são necessários para a saúde.

É preciso ter atenção ao consumo de bebidas quentes?

Verdade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), bebidas quentes – como chás e cafés – podem ser carcinogênicas. Estudos mostram que existe uma associação entre câncer de esôfago e o consumo de bebidas quentes.

Expor os alimentos ao forno micro-ondas pode provar câncer?

Mito. O forno micro-ondas possui uma forma de radiação não ionizante, que não tem capacidade para lesar o DNA das células. A exposição não torna o alimento radioativo e também não causa risco à saúde das pessoas.

O consumo de carnes vermelhas deve ser moderado?

Verdade. Estudos apontam que a ingestão em excesso de carnes defumadas, grelhadas e embutidas pode aumentar o risco de câncer e a mortalidade após o câncer de mama. Pesquisas também indicam que o alto consumo de carnes está associado ao risco elevado de câncer colorretal, de pâncreas e de próstata.

O consumo de soja é perigoso?

Mito. Há muito tempo o consumo de soja tem gerado dúvidas. Mas, recentemente, um estudo mostrou que mulheres com câncer de mama que consomem quantidades maiores de produtos de soja diminuem 21% do risco de vir a óbito.

Devemos evitar o consumo de frutas cítricas?

Mito.  O consumo de frutas cítricas muitas vezes aumenta a salivação, além de melhorar enjoos devido a quimioterapia e radioterapia.

Fazer poucas refeições ao dia é melhor para o tratamento?

Mito. Fazer poucas refeições ou ficar em jejum faz com que o corpo poupe mais energia, por isso devemos comer de 3h em 3h para que o organismo tenha sempre nutriente necessário. Além disso, ficar longos períodos em jejum pode piorar a sensação de enjoo.

Beterraba, por ser rica em ferro, substitui a carne vermelha?

Mito. A beterraba não substitui a carne vermelha, pois sua concentração de ferro está presente em menores quantidades. Além disso, o ferro de origem vegetal é menos aproveitado do que o de origem animal.

No verão é recomendado comer mais peixes?

Verdade. Aproveite o verão para consumir peixes, que são excelentes fontes de proteínas, e sempre os consuma cozido, assado ou grelhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.