Novidades

Cuidados humanizados melhoram qualidade de vida de pacientes com câncer

28 de maio de 2018 Notícias

A descoberta e o tratamento do câncer levam, por vezes, as pessoas a um estado de fragilidade, provocando mudanças físicas, emocionais e na rotina diária. Sabendo isso, o Hospital HSM oferece aos pacientes e seus familiares um tratamento  humanizado e multidisciplinar, que vai muito além da preocupação com a doença. O foco é o indivíduo, seu bem-estar físico, psicológico, emocional e espiritual. Para que isso aconteça, um grande número de especialistas – oncologista clínico, hematologista, cirurgião, radioterapeuta, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, entre outros – trabalham de modo integrado para suprir as diferentes necessidades do paciente com câncer.

A humanização é aplicada rotineiramente nos diferentes setores do Hospital. E esses cuidados humanizados se traduzem, também,  em ações especiais focadas no bem estar dos pacientes. Um exemplo são as oficinas realizadas rotineiramente no setor de Quimioterapia. Recentemente, o HSM preparou uma programação especial para comemorar o dia das mães, com a realização de várias atividades envolvendo pacientes e familiares. Ao som do grupo Os Curupiras, as mães tiveram oportunidade de aprender diferentes formas de utilizar lenços e turbantes e, ainda, tiveram dicas da maquiagem ideal para cada pele, além de receberem um tipo de massagem conhecida como  reflexologia, técnica aplicada nos pés.

Reflexologia – Pesquisas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos indicam que a massagem tem um profundo impacto na qualidade de vida de quem enfrenta um tumor. Uma sessão de 20 minutos de massagem já contribui bastante para reduzir a ansiedade e as dores, isso porque ela aumenta a liberação de substâncias como a serotonina e a dopamina, responsáveis por reduzir a transmissão do impulso doloroso para o sistema nervoso central. Além disso, a massagem distrai e tira o foco da atenção do incômodo. Como o efeito tem duração de 48 horas, se for administrada a cada dois dias, no mínimo, pode ser altamente eficiente.

Mais atividades – O Hospital HSM também já ofereceu outras oficinas que auxiliam os pacientes da quimioterapia, como musicoterapia, jogos em formatos de quiz, peças teatrais e design de sobrancelhas. Durante o tratamento quimioterápico, muitos pacientes sofrem mudanças físicas como a alopecia, ou seja, a redução de pelos e cabelos que pode ocorrer na cabeça, rosto, braços e em diversas regiões do corpo. A oficina de design de sobrancelhas proporcionou a reconstrução das sobrancelhas com técnica de micropigmentação. As pacientes ainda aprenderam a fazer a manutenção da henna, para que a técnica tenha maior durabilidade.

Tratamento humanizado – Mas você sabe reconhecer se está recebendo um atendimento humanizado? Confira o que diz a ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia:

  • O tratamento baseado na ética profissional.
  • O tratamento é individualizado, ou seja, considera a pessoa como um todo e não a classifica de maneira generalista em função do seu diagnóstico ou quadro geral.
  • O cuidado é realizado com empatia, atenção e acolhimento integral ao paciente e sua família/ acompanhante.
  • Existe uma escuta atenta e diferenciada, com a presença de um olhar sensível para as questões humanas.
  • Há respeito à intimidade e às diferenças.
  • A comunicação é eficiente e permite a troca de informações levando em consideração o estado emocional do paciente e da família.
  • O atendimento transmite confiança, segurança e apoio.
  • A estrutura física atende às necessidades de cuidado e tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.