Novidades

Hospital oferece massagem como aliada no tratamento do câncer

Como forma de aliviar a tensão e ajudar no tratamento do câncer, o Hospital HSM promoveu no último dia 02 de maio, uma sessão de massoterapia para os pacientes em tratamento na Quimioterapia. A equipe do massoterapeuta Sérgio Lisboa passou a manhã no setor para atender os pacientes, com um método próprio pra quem estava em atendimento, nas cadeiras, recebendo medicação. A técnica realizada foi nos pés, chamada de reflexologia, por um tempo médio de 20 a 30 minutos, que ajuda a reduzir dor, fadiga, náusea, tristeza e depressão. “A massagem, em geral, é segura quando realizada por um terapeuta qualificado e que tenha experiência em pacientes com câncer. Malefícios são raros, mas podem ocorrer com o uso de técnicas exóticas ou quando realizadas por profissionais destreinados ou inexperientes”, alerta Sérgio.

Pesquisas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos indicam que a massagem tem um profundo impacto na qualidade de vida de quem enfrenta um tumor. Uma sessão de 20 minutos de massagem já seria o suficiente para reduzir pela metade a ansiedade e as dores, isso porque ela aumenta a liberação de substâncias como a serotonina e a dopamina, responsáveis por reduzir a transmissão do impulso doloroso para o sistema nervoso central. Além disso, a massagem distrai e tira o foco da atenção do incômodo.

Como o efeito tem duração de 48 horas, se for administrada a cada dois dias, no mínimo, pode ser altamente eficiente. Apesar dos benefícios, nem todo paciente que enfrenta um câncer pode desfrutar da massagem. Naqueles indivíduos cujo tumor se espalhou pelos ossos, os pesquisadores explicam que qualquer contato pode ser suficiente para provocar fraturas e lesões no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *