Novidades

Ambulatório de Oncocheck-up do HSM reforça prevenção do câncer

11 de setembro de 2017 Notícias

Para oferecer um serviço completo aos pacientes, o Hospital HSM conta com uma equipe de profissionais que atuam tanto na prevenção quanto no tratamento contra o câncer. Além das terapias, o paciente agora pode ter um acompanhamento para avaliar o risco de desenvolver a doença e tomar medidas mais eficazes para evitar o câncer.

É com foco nessa prevenção que foi criado o Ambulatório de Oncocheck-up do HSM, uma área do hospital voltada especialmente para a realização de check up oncológico ou rastreio oncológico, no qual os pacientes que apresentam ou não sintomas podem fazer um acompanhamento para prevenir o câncer, de maneira geral.

Segundo um dos oncologistas responsáveis pelo ambulatório, Dr. Bruno Fernandes, neste espaço é possível avaliar o risco que aquela pessoa tem de adquirir o câncer, rastrear se há algum risco na família e se há necessidade de algum acompanhamento especial para ela.

Ele aponta o rastreio oncológico como um dos mecanismos mais importantes que existem para diminuir o risco de câncer, além da mudança do estilo de vida e hábitos conhecidos como evitar o tabagismo, se alimentar melhor, fazer exercícios físicos etc. Além dos médicos oncologistas, os pacientes também contam o apoio de assistentes sociais e psicólogos que o acompanharão durante o tratamento.

“Nós focamos nos principais tipos de câncer como o de mama, ovário, colorretal, pulmão, colo do útero e próstata. No ambulatório do HSM, nós podemos oferecer um atendimento personalizado com foco na prevenção dessas doenças”, explica o Dr. Bruno.

O médico explica o método de prevenção varia para cada paciente e que os exames são diversificados, indo desde ultrassonografias a exames de sangue, tomografias, entre outros. “Não há exames específicos para isso, nós avaliamos, de acordo com cada caso e paciente, quais tipos de exames precisam ser feitos e utilizamos geralmente exames realizados com outras finalidades para obter informações que possam servir para o rastreio”, ressalta o oncologista.

Quem pode se beneficiar?

Dr. Bruno afirma que todas as pessoas podem ser beneficiadas com os serviços do ambulatório de oncocheck up, tanto aquelas que não apresentam qualquer tipo de problema de saúde quanto as que possuem histórico de câncer na família ou apresentam histórico pessoal de doenças relacionadas ao câncer.

Funcionamento

Terças e quartas à tarde: 14h às 17h

Telefones

Agendamento de exames: 3239-9000

Agendamento de consultas: 3211-4400

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *