Novidades

HSM promove confraternização para celebrar mais um ano de vida dos pacientes

1 de agosto de 2017 Notícias

Momento de reencontro e para celebrar a vida independente dos obstáculos. Assim são definidas as confraternizações dos aniversariantes do trimestre, realizadas nas últimas sextas-feiras de cada mês, no Hospital HSM. No dia 28 de julho, cerca de 10 pacientes comemoraram a chegada de mais um ano de vida, ao lado de pessoas queridas e profissionais do hospital.

O evento reúne pessoas que estão em tratamento e outras que já receberam alta, além de amigos e parentes que acompanham esta trajetória. Segundo Márcia Mattos, psicóloga do hospital, a iniciativa tem como objetivo a aproximação entre o paciente e a equipe do hospital, a fim de estabelecer uma relação humanizada.

Para Márcia, a confraternização é especial todos os meses do ano, pois sempre traz à tona muitas histórias de superação e gratidão. “O evento tem suas particularidades pra cada um, principalmente para o paciente. De acordo com o momento que ele está passando, um evento pode ser mais marcante que o outro, mas para nós, funcionários, é sempre gratificante e cheio de emoção”, comenta.

Maria Ilze Rodrigues de Sousa é uma das aniversariantes deste mês e está em tratamento contra o câncer de mama há quatro anos, desde que recebeu o diagnóstico. Já em fase final do tratamento, Maria trabalha como técnica de enfermagem do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Renascer e conta que recebeu, ao longo desse tempo, muito apoio da família, amigos, colegas de trabalho e, também, dos profissionais do HSM.

“Não tenho nada a reclamar do hospital. Sempre fui muito bem atendida. Eles [os funcionários] tratam a gente com muita humanidade, respeito e nos dão muito apoio, que é fundamental para o paciente que está em tratamento contra a doença”, explica. Para Maria, o evento é uma forma muito carinhosa de cuidar dos pacientes, pois considera a lembrança do aniversário como algo de grande importância. “É muito bom ser lembrada pelo seu aniversário pelas pessoas que dão assistência para nós no hospital. Com certeza é algo que ajuda muito na recuperação e proporciona momentos de alegria para todos”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *