Novidades

O câncer pode afetar sua vida sexual?

A palavra câncer ainda causa muitas angústias. A sexualidade da pessoa portadora de câncer, mais ainda. Pois, muitos ignoram a importância da relação entre saúde, doença e sexualidade.

Quando se inicia o tratamento, as mudanças sexuais causadas pela quimioterapia são diferentes entre homens e mulheres. Nas mulheres, a quimioterapia altera os ovários e causa mudanças no nível hormonal. Essas alterações podem causar a menopausa precoce e a falta de lubrificação vaginal. Nos homens, a quimioterapia também afeta os níveis hormonais, fazendo decair a taxa hormonal de sangue para o pênis ou danificando os nervos de seu controle, causando assim, a impotência. Em ambos, ela provoca diminuição do desejo sexual e, muitas vezes, infertilidade.

Como superar isso? Conversamos com o oncologista clínico do Hospital HSM, Eriksen Gonçalves, sobre o assunto. Confira.

eriksen gonçalves

Dr. Eriksen Gonçalves

Os relatos de perda de desejo sexual são comuns?

Dr. Eriksen – Sim e muitas vezes subdiagnosticados, pois essa questão é colocada, muitas vezes, em segundo plano diante dos demais problemas gerados pelo diagnóstico e tratamento. Mas o pior inimigo da saúde sexual é o silêncio. Se você se sentir fraco ou cansado e deseja que sua/seu parceira(o) assuma um papel mais ativo fale para ela(e). Se alguma parte do seu corpo se encontra sensível ou dolorida, você pode guiar a/o sua/seu parceira(o) para obter o maior prazer e evitar desconforto.

O que pode causar? Fatores físicos ou psicológicos?

Dr. Eriksen – Tanto fatores físicos, psicológicos ou em muitos casos do próprio tratamento podem contribuir para a perda de libido, pelo menos por um tempo. Em primeiro lugar, a preocupação pela sobrevida é tão grande que o sexo pode não ser uma prioridade. Poucas pessoas estão interessadas em sexo quando sentem que suas vidas estão em perigo. Quando as pessoas estão em tratamento, a preocupação, depressão, náuseas, dor ou fadiga podem causar a perda do desejo. Tratamentos que alteram o equilíbrio hormonal também podem diminuir o desejo sexual.

 shutterstock_159285578

 

Como reverter? Qual o tratamento?

Dr. Eriksen – A reversão varia em cada caso, quando o fator influente é o psicológico o acompanhamento com diálogos e reuniões podem contribuir, por exemplo, como auxiliar na melhora da autoestima.

Algumas alterações físicas, causadas pelo tratamento do câncer, que contribuem para a perda do desejo sexual:

Para mulheres:

  • Falta de lubrificação vaginal
  • Sintomas da menopausa (quando a mulher ainda não está na menopausa)
  • Sentimentos de stress, preocupação e depressão que impendem as relações sexuais
  • Ondas de calor
  • Irritação
  • Interrupção do período menstrual ou ausência de menstruação
  • Coceira vaginal
  • Estar cansada de sexo ou não ter interesse em sexo

Para homens:

  • Não conseguir alcançar o clímax
  • Impotência (incapacidade de ter ou de manter uma ereção)
  • Se sentir muito cansado para ter sexo ou não ter interesse em ter sexo
  • Se sentir muito cansado, preocupado e deprimido para ter sexo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *