Novidades

O transplante de medula é um importante aliado no tratamento do câncer

O serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital HSM funciona na modalidade autólogo ou autogênico, quando doador e paciente são a mesma pessoa. Composto por uma equipe interdisciplinar que contempla médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontologistas, assistentes sociais e psicológicos, o serviço atua com uma estrutura única que une equipamentos de última geração à expertise de toda a equipe. O primeiro transplante foi realizado com sucesso em maio deste ano.

IMG_9148

Leito utilizado no transpalnte

Mas por que o transplante é necessário?

A medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos, rico em células tronco ou progenitoras que são responsáveis pela formação dos componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias cuidam da oxigenação dos tecidos, os leucócitos são células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções e as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Quando o transplante é necessário?

O transplante de medula óssea (TMO) é um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente por uma saudável para restabelecer a produção normal das células sanguíneas. É indicado para diversas doenças, tais como leucemiaslinfomas, mieloma múltiplo, aplasia de medula, imunodeficiências. Nem todos os pacientes portadores destas doenças têm indicação para realização de transplante, pois depende do tipo e do estágio da doença e da idade do paciente.

O primeiro transplante realizado pelo Hospital HSM foi em uma paciente, de 68 anos, portadora de mieloma múltiplo, uma doença maligna da medula óssea. O objetivo do transplante, neste caso, foi ampliar o tempo livre de doença dando uma maior qualidade de vida, considerando que é um tipo de câncer que não tem cura. O câncer foi diagnosticado pela primeira vez no início de 2015, com início do tratamento no próprio hospital, através de quimioterapia.

IMG_9078

Equipe do HSM responsável pelo transplante

O serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do HSM é pioneiro, realizado pela primeira vez na região norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Clique para iniciar o atendimento