Novidades

Reconstrução mamária eleva autoestima após câncer de mama

 

A mama é muito importante para a mulher e símbolo de feminilidade. Muitas mulheres acometidas com o câncer de mama precisam retirá-la e é neste momento que se torna necessária a reconstrução da mama. A finalidade da reconstrução mamária não é somente restituir a integridade corporal, mas também recompor a imagem psíquica comprometida por problemas de auto-imagem, aceitação social, dificuldades sexuais e na vida a dois.

Do ponto de vista oncológico, é cada vez mais aceita a necessidade da reconstrução mamária, incluindo alguns casos de mulheres com metástases. Vários estudos sugerem que a reconstrução não acarreta risco adicional de recidiva local ou reaparição da doença.

A reconstrução mamária completa é necessária quando pacientes acometidas com câncer de mama realizam a mastectomia, que é a retirada de toda a glândula mamária juntamente com a pele e o complexo areolo-papilar (bico). Em alguns casos, consegue-se fazer uma mastectomia mais “conservadora”, poupando-se a pele ou o complexo areolo-papilar. As indicações de mastectomia estão relacionadas à extensão da doença, à localização do tumor e ao tamanho da mama da paciente. “Quando se fala de tratamento de câncer, o mais importante é a segurança oncológica, isto é, a ressecção do tumor com margens livres. Em mamas pequenas, tumores grandes ou com localização desfavorável, muitas vezes a única alternativa é a retirada completa da mama, mas cada caso deve ser avaliado individualmente. Outra indicação de mastectomia é a cirurgia profilática (preventiva) em pacientes sem doença, mas com risco muito aumentado de desenvolver câncer de mama. Nesse caso, tenta-se preservar a pele e o complexo areolo-papilar, fazendo-se a reconstrução imediata”, analisa a Dra. Camila Loureiro, mastologista do Hospital HSM.

 

 

shutterstock_253051930

Em nível estritamente cirúrgico, o objetivo da reconstrução é tornar a mama acometido mais parecida em tamanho, forma, consistência, mobilidade e grau de naturalidade com seu par contralateral. “A reconstrução mamária pode ser feita a partir de tecidos do próprio corpo da mulher ou a partir de expansores ou próteses definitivas. Cada caso deve ser individualizado para a escolha da melhor técnica”, ressalta a médica. É possível fazer a retirada da mama e a reconstrução numa única cirurgia, é a chamada reconstrução mamária imediata.

Um exemplo de superação no tratamento é de Maria Risonilda Modesto, de 48 anos. No início de 2015 ela descobriu, através da mamografia, um câncer de mama, em estágio inicial, o que permitiu que conseguisse a cura através do tratamento. Mas Risonilda precisou realizar a mastectomia para retirada total da mama esquerda. “Quando recebi a notícia da retirada da mama fiquei muito assustada, a princípio não queria aceitar, entrei em depressão e até tentei me matar, mas com a ajuda dos profissionais do hospital e da família consegui superar. Hoje, depois de curada, estou ansiosa para realizar a construção mamária, que está marcada para julho”, relembra Risonilda.

É importante lembrar que tabagismo, obesidade, além de algumas patologias clínicas como Diabetes Mellitus, Esclerodermias, Vasculopatias, entre outras, podem contra-indicar a reconstrução, tanto imediata, quanto tardia, devido ao risco de resultados insatisfatórios.

Para grandes mamas e grandes defeitos é melhor a combinação da ressecção oncológica e técnicas de cirurgia plástica, a chamada Oncoplástica. Caso se opte por esta abordagem, o ideal é se realizar a simetrização da outra mama no mesmo momento.

A reconstrução da aréola e mamilos pode ser realizada ao mesmo tempo ou num segundo tempo em relação à reconstrução do volume mamário. A aréola é facilmente reconstituída com enxerto de pele proveniente da outra aréola ou com pele da face interna da coxa ou região inguinal. Bons resultados também são obtidos com tatuagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Clique para iniciar o atendimento