Novidades

Aplicativo lembra hora de tomar remédio e ajuda a controlar doses

shutterstock_307321352

 

‘Hora do Remédio’ controla doses que restam na caixa do medicamento. É possível tirar foto para associar o medicamento ao aplicativo.

 

Nem sempre é fácil guardar na memória a hora certa de tomar um medicamento ou administrar a quantidade de doses necessária até o fim do tratamento. O aplicativo Hora do Remédio, criado pelo brasileiro Eduardo Halfen, permite que usuários de iPhone e iPad programem a medicação e saibam quando o remédio está acabando. “Procurei criar um aplicativo que pudesse servir para qualquer pessoa. E também acho que o brasileiro precisa de aplicativos locais deste tipo”, afirmou ao site de notícias G1.

O app, lançado em 26 de maio de 2012 por US$ 1 na App Store, em português e inglês, emite um alerta na hora certa de tomar o remédio, controlando quantas doses faltam, quantas restam na caixa e a quantidade de caixas que o paciente deve comprar para seu tratamento. É possível ainda tirar uma foto do medicamento para associá-lo aos lembretes.

 

shutterstock_307321232

 

 

Quando o usuário acessa o aplicativo avisando que já tomou o medicamento, o horário exato é salvo em um histórico, que pode ser enviado por e-mail, assim como a lista diária com todos os remédios que o usuário deve tomar e observações sobre o tratamento.

A versão 1.3 do aplicativo permite controlar quantidades diferentes por horário, “caso a pessoa tome meio comprimido de um remédio ou um xarope, por exemplo”, detalha Halfen. Na versão anterior (1.25), o app passou a permitir lembretes em intervalos de duas horas. “Estou procurando aprimorar o aplicativo cada vez mais”, diz o desenvolvedor.

Para instalar o app é preciso ter um dispositivo com o sistema operacional iOS 5.0 ou versões mais recentes. Ele funciona nos aparelhos iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração) e iPad.

Para Android
Entre as opções de apps para celulares com o sistema operacional Android, está o aplicativo também chamado “Hora do Remédio”, que foi criado pelo brasileiro Jaicon Marmitt e publicado na loja Google Play, em outubro de 2011.

Disponível em português e em mais cinco idiomas, o aplicativo permite detalhar a programação dos medicamentos com diversas opções de dosagem (comprimidos, frascos, gotas etc.) e intervalos de medicação.

O “Hora do Remédio” para Android oferece uma versão ‘trial’ (de testes) gratuita que permite a programação de um único medicamento.

O aplicativo completo é vendido na Google Play por R$ 4. A versão mínima exigida para instalação é o sistema Android 2.1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.