Novidades

O que fazer ao descobrir que está com câncer?

Ao serem diagnosticadas com o câncer, muitas pessoas não sabem o que fazer e como seguir a vida daquele momento em diante. Por isso, a maior preocupação da maioria dos pacientes oncológicos, em fase inicial, é não saber como seguir adequadamente os primeiros passos, após ser confirmada a doença.

Pensando nisso, o Dr. José Williams Carvalho, do HSM, esclarece algumas dúvidas principais: “os passos e dicas que podemos dar para quem acabou de descobrir o diagnóstico do câncer, são sempre orientar os nossos pacientes para manterem-se calmos, por mais difícil que possa parecer. Não é o fim; e sim o começo. Encarar de frente, absolvê-lo e vencê-lo”.

 

hsm-diagnostico-depois-saber-cancer-hsm-diagnostico

 

Segundo Dr. José Carvalho, manter-se bem nutrido é fundamental, “desde que orientado pelo profissional especializado (nutricionista), embasado nos nutrientes importantes para o combate daquele tipo de câncer”.

Para encontrar uma lista de médicos e hospitais que podem ajudar os pacientes, a internet é um instrumento que o auxiliará nesta busca. “Nela existem vários sites de hospitais e médicos correspondentes em todo o país”, frisa o médico.

 

o que fazer apos descobrir cancer hsm diagnostico

 

O diagnóstico confirmado da patologia, segundo o especialista, causa não apenas o dano físico, mas fundamentalmente o dano psicológico “e é aí que devemos trabalhar. Manter-se psicologicamente estruturado, claro é difícil, mas é o alicerce que o paciente precisa, e esta abordagem terá a intervenção do psicólogo”.

Por fim, Dr. José Williams alerta: “quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer, menos repercussão trará ao físico e psicológico do paciente. O diagnóstico e o tratamento precoce são a senha para manter a qualidade de vida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *