Novidades

Neuro-Oncologia e Radiocirurgia: aliadas na luta contra o câncer

Os paciente de câncer, no Pará, podem contar com mais um aliado para um tratamento eficaz e direcionado: a radiocirurgia. A tecnologia inovadora só chegou ao Brasil na última década, permitindo que muitas pessoas tivessem uma esperança. A Radiocirurgia é uma forma de radioterapia que utiliza um sistema para localizar as lesões, permitindo alcançá-las sem a necessidade de abrir o crânio, sendo indicada para o tratamento de lesões de difícil acesso cirúrgico no interior do cérebro.

“A técnica é realizada para o tratamento de malformações arteriovenosas cerebrais, tumores cerebrais benignos de difícil dissecção, tumores malignos primários e metastáticos do cérebro e da base do crânio, além de doenças funcionais do cérebro. Além disso, existem diversos estudos em andamento para avaliar os benefícios da radiocirurgia no tratamento de lesões localizadas em outros segmentos do corpo”, ressalta o neurocirurgião do Hospital HSM, Fernando Santos.

O HSM oferece o tratamento por Radiocirurgia Estereotática, sendo pioneiro no estado. Este tratamento consiste na administração de doses elevadas de radiação, em locais precisos. “É eficaz no tratamento de lesões do sistema nervoso, tipo tumores, malformações vasculares e também no tratamento funcional de nevralgia, que é a dor provocada por irritação ou lesão de um nervo sensitivo”, explica o médico. O tratamento pode ser feito em uma única sessão ou em doses fracionadas. Os resultados obtidos são positivos e os efeitos colaterais e danos causados ao cérebro têm se mostrado mínimos.

Sintomas – O câncer no cérebro é de difícil diagnóstico, já que o cérebro é responsável por inúmeras funções do organismo, dependendo da região cerebral onde aparece o tumor, haverá determinado sintoma. Dificuldade motora ou manchas escuras na visão podem ser sinais. Mas o principal sintoma é a convulsão que começa no braço ou na perna e vai generalizando até a pessoa perder a consciência. Nesse caso, há possibilidade de haver um tumor na área do cérebro que comanda os movimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *